Páginas

segunda-feira, 27 de abril de 2015

A cura da AIDS?

Pesquisa de grupo de cientistas é um avanço no tratamento para a cura da doença.

Cientistas da Universidade Rockefeller, nova York, deram mais um passo em direção a cura da AIDS. Em notícia publicada na revista Nature, no último dia 08, revela que um grupo de pesquisadores, incluindo brasileiros, desenvolveram anticorpos monoclonais, denominados de 3BNC117, capazes de neutralizar o HIV e reduzir seus agentes infecciosos.

O anticorpo foi produzido a partir do sistema imunológico de um paciente infectado, foi isolado e clonado em laboratório. Testes realizados em 17 soropositivos e 12 soronegativos revelam que, no período de uma semana, cerca de 99% do nível do vírus havia caído, mas o efeito durou pouco pelo fato de o corpo não reproduzir sozinho essa defesa.
A linha de pesquisa segue com base na imunoterapia, capaz de utilizar anticorpos neutralizantes que reduzem a carga do vírus em pacientes já infectados; desenvolver uma molécula artificial capaz de se ligar ao vírus e impedir que ele infecte as células; e, modificar o DNA das células para que criem uma autodefesa contra o vírus.

O grupo não se desmotivou com os resultados obtidos. Acreditam que o 3BNC117 deva ser combinado com outros anticorpos ou drogas para ter um efeito prolongado, assim como os antirretrovirais.

Segundo a médica sergipana Marina Caskey, integrante do grupo de cientistas, "A pesquisa representa o potencial que uma nova classe de medicamentos tem contra o HIV".